Educação Física Escolar ? o que, quandoe como ensinar pretende ter algo diferente dosdemais da área de Educação Física Escolar. ao longo detodo o livro, a teoria e a prática se apresentam num modelode construção modular do conhecimento, de forma que secomplementem e se integrem, dando ao leitor perfeita noçãoda aplicabilidade da teoria apresentada.Muitos são os ?o ques?, os ?quandos? e os ?comos?dentro da prática pedagógica e da Educação Física.Esta obra vem apresentar os caminhos, não teorizars
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Educação Física Escolar: o quê, quando e como ensinar? (Alexandre Apolo)

Educação Física Escolar: o quê, quando e como ensinar? (Alexandre Apolo)

Referência: 121

Livro físico

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200

Este livro foi desenvolvido a partir das ideias de dois grupos de pesquisadores. Um encontro de reflexões que se traduziu em propostas que podem contribuir com o trabalho pedagógico do professor de Educação Física na escola.

A primeira parte do livro, trata sobre o quê ensinar nas aulas de Educação Física, analisando como e quais são as dimensões de conteúdos pertencentes ao conhecimento da área a ser desenvolvido na escola. Para responder à pergunta sobre o quê ensinar nessas aulas, as autoras não apontam propostas de diferentes atividades, mas debatem o tema “Conteúdos” e suas dimensões na Educação Física Escolar, contextualizando-os no século XXI, no Brasil. Esse é um dos desafios propostos pelas autoras no texto, partindo de suas experiências e de alguns pressupostos teóricos estudados e pesquisados no decorrer de suas trajetórias acadêmicas. Assim, analisam como definir os conhecimentos específicos da área da Educação Física, embasando-se numa concepção clara de “conteúdo curricular”, destacando o seu papel na escola.

Na segunda parte do livro, os autores materializam os diversos conceitos e discussões apresentados pelas autoras anteriormente. A partir da divisão, didático-metodológica, da Educação Básica em seus respectivos níveis de ensino, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, apresentam as possibilidades de intervenção pedagógica, considerando o que ensinar e como ensinar Educação Física e partindo dessas sugestões, os autores apresentam como ensinar os conteúdos em sua dimensão conceitual, procedimental e atitudinal, oferecendo exemplos que esperam, norteiem as práticas pedagógicas dos professores que estão cotidianamente nas quadras das escolas brasileiras. Por fim, cada capítulo apresenta como desenvolver cada um dos conteúdos, a partir do método de ensino em três momentos, indicando possibilidades de análise, reflexão e mudança no trato metodológico para ensinar Educação Física na escola. Dessa forma, entendemos ter cumprido mais uma das tarefas do nosso trabalho docente e de pesquisadores, pois realizamos constatações sobre o cotidiano das aulas de Educação Física, discutimos e analisamos os diversos elementos e variáveis da prática e propusemos mudanças que permitirão uma ressignificação dessa área. Esperamos que o leitor compreenda nossos “princípios teóricos e de aplicação” sobre “o quê e como ensinar Educação Física na escola” e possa transformar sua prática.

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    Peso: 420 gramas

    Número de páginas: 200

    ISBN: 9788576553571

    Dimensões: 17 x 21cm

    Ano: 2012

    Edição: 1ª

    Autor: Alexandre Apolo

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