A aventura dialógica da infância: uma abordagem neuropsicossocial do desenvolvimento infantil (Myrtha Chockler)

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A aventura dialógica da infância convida o leitor a mergulhar na riqueza e na complexidade do desenvolvimento infantil nos três primeiros anos de vida – o que a autora denomina protoinfância. Com base em uma sólida abordagem neuropsicossociológica, Myrtha Chokler articula décadas de pesquisa, prática clínica e docência para desvendar como o corpo, o movimento, a emoção e a cognição se entrelaçam desde o início da vida psíquica. Com forte embasamento na psicomotricidade e dialogando com autores como Emmi Pikler, Henri Wallon, Julián de Ajuriaguerra e Donald Winnicott, entre outros, a obra oferece um olhar inovador sobre a autonomia da criança, sua capacidade de explorar o mundo e construir significados desde muito cedo. Por meio de uma escrita ao mesmo tempo rigorosa e acessível, o livro propõe reflexões profundas sobre o papel do adulto, da família e dos profissionais no cuidado com a infância, rompendo com concepções mecanicistas e adestradoras, e assumindo a criança como sujeito original, único, histórico e cultural, na passagem progressiva do predomínio da dependência ao predomínio da autonomia. Indispensável para pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de psicomotricidade, psicologia do desenvolvimento, educação infantil, pediatria e intervenção precoce

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LIVRO DISPONÍVEL DIA 26/07/25 para retirada no evento, VENDA exclusiva pra os participantes do Encontro Pikler dia 26/07/25 - informações do evento encontropikler.com.br 

 

Número de Páginas: 224

ISBN: 9786588868539

Formato: 16x23x,1,40cm 

Peso: 600 Gramas 

Ano: 2025

Edição: 1ª 

Autora: Myrtha Chocler

• Nascida em Santa Fé, Argentina, viveu sua infância e adolescência em Mar del Plata.

• Formou-se professora e fonoaudióloga.

• Fundadora da Associação Argentina de Psicomotricidade (1977).

• Implantou a primeira cátedra universitária de Psicomotricidade na Universidade do Salvador, em Buenos Aires.

• Criadora do primeiro pós-título universitário em Psicomotricidade na Universidade Nacional de Cuyo, Argentina.

• Fundadora e codiretora da Fundação pelos Direitos da Infância (Fundari) e dos cursos ali ministrados em convênio com a Universidade Nacional de Cuyo e a Universidade Nacional de Catamarca (1995-2010).

• Diretora de programas da Unicef no Peru (2012-2013).

• Diretora do “Corso di Specializzazione sulla Primissima Infanzia”, do Instituto para Formação e Pesquisa Aplicada (IFRA), em Bolonha, Itália.

• Professora convidada em várias universidades das Américas e da Europa.

• Doutora em Fonoaudiologia pela Universidade do Museu Social Argentino e Doutora em Psicologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Université Paris VI.

• Em 2016, foi nomeada Professora Emérita da Universidade Nacional de Cuyo, e, em 2017, Professora Honorária da Universidade Provincial de Córdoba, Argentina

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