Lançamento

A Estética no pensamento e na obra pedagógica de Loris Malaguzzi ( Alfredo Hoyuelos)

Livro físico

Por:
R$ 51,00

ou 3x de R$ 19,67 com tarifa
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

 

Como o próprio título esclarece, o foco do educador espanhol Alfredo Hoyuelos nesta obra é descortinar a estética educativa do criador da abordagem Reggio Emilia, o educador italiano Loris Malaguzzi. Para tanto, desenvolve três princípios estéticos, isto é, de que a escola é um âmbito estético habitável, de que construir pedagogia é sonhar a beleza do insólito e de que educar implica desenvolver as capacidades narrativas da sedução estética, seguidos da explicação das respectivas estratégias (ou atuações) que os materializam no âmbito escolar. Para Hoyuelos, a pedagogia de Malaguzzi é estética por sua capacidade de revelar o essencial com relações novas entre acontecimentos que parecem longínquos, por sua tensão capaz de transgredir a si mesma sem nunca se trair, e também por sua aptidão de comunicação hieroglífica, metafórica e simbólica, que multiplica nossa imagem do mundo e da infância. O texto trata de afirmar como Malaguzzi e Reggio Emilia são capazes – por meio de um projeto dinâmico – de dar sentido vital e cultural a cada um dos momentos mutáveis da infância, e deixa transparecer, como assinala Vea Vecchi, a primeira atelierista a trabalhar com Malaguzzi, que a experiência estética é uma experiência de liberdade.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Livro digital: Não disponível

Número de páginas: 268 

ISBN: 9786599017476

Formato: 14X21x1.8 cm (largura x comprimento x altura)

Peso: 0,500

Ano: 2020

Edição 1

 

Autor:

Alfredo Hoyuelos Especialista em Formação de Professores de Educação Geral Básica pela Escuela Universitaria de Magisterio Huarte de San Juan, em Pamplona, Espanha (1985). Licenciatura em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Pública de Navarra, Espanha (1993). Em 2001, com sua tese de doutorado intitulada El pensamiento y obra pedagogica de Loris Malaguzzi y su repercusion en la educacion infantil, obteve o grau de Doutor Europeu em Filosofia e Ciências da Educação. A tese foi realizada mediante um convênio de colaboração com Reggio Children e a Prefeitura de Reggio Emilia, na Itália. Entre outros importantes prêmios, recebeu o primeiro Prêmio Loris Malaguzzi, concedido em 2004 pela Associação Internacional Amigos de Reggio Children. Autor de diversos livros, artigos e conferências sobre educação e pedagogia.

Confira também