Espaços em Harmonia: propostas de atuação em ambientes para a infância ( Beatriz Trueba Marcano )
Este livro evidencia a importância, como professores, da relação entre o fazer, o dizer, o pensar e o sentir; a importância dos paradigmas que sustentam nossas práticas. Para tanto, propõe uma revisão do fazer individual e coletivo, assim como das crenças, das correntes ideológicas e dos modelos pedagógicos que influenciam nosso dia a dia. A autora nos oferece tanto elementos de reflexão quanto materiais de trabalho. Fala-nos do conceito de infância, de seus tempos e momentos para a aprendizagem, de seus processos de autonomia, de relação e de comunicação. Tomando a imagem de infância como ponto de partida, a autora nos oferece um conjunto de princípios educativos como proposta-base para estruturar e intervir no ambiente. Fala-nos da beleza, da estética e da habitabilidade do espaço, e deste como cenário que fala, que acolhe e conforta, que permite, que provoca; da escola como lugar bonito e amável, como espaço que convida, que dá sentido e presença à vida cotidiana, que veste seu ambiente levando em consideração a necessária diversidade de materiais de diferentes procedências. Além disso, mostra-nos a relação entre a infância e os adultos como oportunidade de encontro e de deslumbramento para a descoberta e o conhecimento mútuos.
- Livro digital: Não disponível
Número de páginas: 208
ISBN: 978-65-88868-08-9
Formato: 16x23x1.3 (largura x comprimento x altura)
Peso: 0,380 gr
Ano: 2022
Edição: 1
Autora:
Beatriz Trueba Marcano É professora de Educação Infantil e historiadora da Arte. Tem trabalhado em contato com as crianças tanto em contextos de educação escolar formal quanto informal. Depois de seus anos de trabalho em escola pública como docente em Educação Infantil, foi coordenadora de formação do professorado dessa etapa, em Madri, na Espanha. Tem acolhido e ministrado numerosos cursos, conferências, além de coordenar oficinas de formação contínua, tanto na Espanha quanto em outros países da Europa. Seus temas de pesquisa se centram na organização de espaços para a infância, em oficinas integrais, nas brincadeiras e nos jogos, nos fantoches, nos livros pop-up como recurso educativo, na Arte na infância, na educação em Reggio Emilia, na programação por projetos e na criação de modelos didáticos coerentes. Tem diversas publicações sobre esses temas. Atualmente, concilia essas atividades com a curadoria de diversas exposições de Arte.