Destaque Lançamento

PRÉ VENDA - ENTREGA A PARTIR DE 02/07/2021 - A Ética no pensamento e na obra pedagógica de Loris Malaguzzi (Alfredo Hoyuelos)

Livro físico

Por:
R$ 62,00

ou 3x de R$ 23,92 com tarifa
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

PRÉ VENDA - ENTREGA A PARTIR DE 02/07/2021

 

O educador espanhol Alfredo Hoyuelos, com sua característica argúcia argumentativa e interpretativa, aborda nesta obra a ética educativa de Loris Malaguzzi, educador italiano criador da abordagem Reggio Emilia. Para tanto, desenvolve três princípios que, na sua perspectiva, formam a ética educativa de Malaguzzi, a saber: que a educação começa com a imagem da criança, uma imagem que revela a indeterminação do ser humano; que educar significa incrementar o número de oportunidades possíveis; e que a criança é um sujeito de direitos históricos e culturais. O autor explica as estratégias e as atuações que materializam cada um desses princípios no âmbito escolar. Para Hoyuelos, a pedagogia de Malaguzzi está atrelada a um conceito de ética que pressupõe, entre outras coisas, anular a tradicional assimetria entre uma criança que, supostamente, não sabe, e um adulto que deve ensinar o que acredita saber; estabelecer uma prática educativa com valores e atitudes que possam ser mudados quando não estiverem de acordo com a riqueza do pensamento da criança e com a complexidade das transformações contemporâneas; e considerar a criança como sujeito cultural e político, portadora de uma extraordinária riqueza que deve ser exaltada, e não encoberta por uma educação inadequada. O texto procura esclarecer que Malaguzzi sempre ensinou que as escolas devem estar em contínuo movimento, em contínua evolução com a capacidade de transgredir a si próprias, sem nunca se trair, sabendo acolher os desafios da sociedade e de cada nova criança, a cada momento.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Livro digital: Não disponível

Número de páginas: 408

ISBN: 978-65-88868-06-5

Formato: 14x21x1.8 (largura x comprimento x altura)

Peso: 0,600 gr

Ano: 2021

Edição: 1

 

Autor:

Alfredo Hoyuelos • Especialista em Formação de Professores de Educação Geral Básica pela Escuela Universitaria de Magisterio Huarte de San Juan, em Pamplona, Espanha (1985). • Licenciatura em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Pública de Navarra, Espanha (1993). • Em 2001, com sua tese de doutorado intitulada El pensamento y obra pedagogica de Loris Malaguzzi y su repercusion en la educacion infantil, obteve o grau de Doutor Europeu em Filosofia e Ciências da Educação. A tese foi realizada mediante um convênio de colaboração com Reggio Children e a Prefeitura de Reggio Emilia, na Itália. • Entre outros importantes prêmios, recebeu o primeiro Prêmio Loris Malaguzzi, concedido em 2004 pela Associação Internacional Amigos de Reggio Children. • Autor de diversos livros, artigos e conferências sobre educação e pedagogia.

Confira também