Diário de bordo: Instrumento de transformação de professores e gestores da Educação Básica (Organizadores: Ana Lúcia Borges e Cristiano Alcântara)
Diário de bordo - Instrumento de transformação de professores e gestores da Educação Básica
Organizamos neste livro várias perspectivas de abordagem do diário de bordo e as apresentamos em quatro partes. Na primeira parte o leitor encontrará o Diário de Bordo escrito em 2013 pela Professora Patrícia Marques. Na época, Patrícia trabalhava em uma escola de Educação Infantil da rede pública com uma turma de crianças de 3 anos de idade. O diário, publicado aqui na íntegra, traz o registro do dia-a-dia da professora com sua turma e o diálogo travado com o coordenador pedagógico Cristiano Alcântara no próprio Diário de Bordo. Professora e Coordenador numa intensa construção de significados para o fazer pedagógico em um momento de grande reflexão da professora sobre seu fazer. Patrícia estava desconfiada de suas próprias crenças pedagógicas e tinha necessidade de mudança. A interlocução do coordenador no momento de deslocamento, de conflito interno, foi valiosa para a ressignificação da prática da professora. Ainda nesta parte do livro, apresentamos os “devaneios” de Luciana Dias Simões provocados pela leitura do diário de bordo da Profa. Patrícia. Luciana precisou escrever. O leitor e a leitora saberão o porquê logo que adentarem ao universo desta turma e suas conquistas. O diário da Patrícia foi escrito em um caderno brochura à mão e, para tornar possível sua publicação neste livro, Luciana o transcreveu literalmente.
- Ana Lucia Borges
- Cristiano Rogério Alcântara