
Escritas de si para aprender a escutar - Registros do chão da escola (Taís Romero)
O que está em foco nesta obra é o papel do registro reflexivo na elaboração do planejamento pelos professores de educação infantil. Busca-se entender a influência do registro para uma reflexão crítica sobre as estratégias formativas. A prática do registro reflexivo confere clareza sobre a relação entre o professor e a sua própria aprendizagem, possibilitando-lhe atribuir sentido ao que vivencia na escola. Ao organizar seu pensamento à medida que registra, o professor abre espaço para interpretações, hipóteses e novas observações. O texto descreve o trabalho de assessoria realizado pela autora para um grupo de três professoras de educação infantil, durante o período de um ano, mostrando a mudança que se verificou nos registros feitos pelas docentes ao longo do tempo, os quais passaram de uma escrita primordialmente burocrática para uma escrita notadamente reflexiva e geradora de transformações. Entende-se que o registro reflexivo, além de constituir-se em uma ferramenta para o professor pensar acerca de sua própria prática, tem o grande potencial de tornar visível a imagem de escola, de criança e de formação que os educadores têm, sendo, por consequência, não apenas uma boa maneira de transformar a prática docente, como também de garantir aos alunos da educação infantil o seu direito de viver a infância em sua plenitude e inteireza
- Livro digital: Não disponível
Número de Páginas: 104
ISBN: 9786588868522
Formato: 14x21x0,60cm
Peso: 300 Gramas
Ano: 2025
Edição: 1ª
Autora: Taís Romero
Tais Romero é mestra pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e formadora de professores. Atualmente, trabalha na direção pedagógica da educação infantil e do fundamental I da Global Me School, em São Paulo. Também ministra cursos e conferências por todo Brasil, além de mentorias para escolas privadas. Fez a sua primeira conferência internacional em maio de 2024. Seu tema de pesquisa se centra no registro reflexivo e nas escritas de si para aprender a ser docente