1 O ensino da dança e brincadeiras: as crianças como autoras de suas práticas
1.1 Da ausência ao lugar de referência: negociações no espaço escolar
1.2 Meu corpo fala por meio da dança e das brincadeiras
1.2.1 Dança e alfabetização: quem eu sou?
1.3 Ampliando o olhar: as experiências dos alunos como práticas culturais
1.4 Entre fotos e desenhos: instrumentos de auto avaliação
2 Funk na escola: a Educação Física como um espaço de resistência no ensino de novos conteúdos
2.1 Encontros com a dança: do balé clássico ao funk
2.2 Desafios e possibilidades para o ensino do funk em uma turma de 6o ano
2.3 Metodologia de ensino da dança: práticas compartilhadas entre professores e alunos
2.4 Musical funk legal: o que aprendemos com ele?
3 Movimento expressivo e espontâneo: uma metodologia para o ensino da dança
3.1 A construção do projeto
3.2 Entendendo a metodologia
3.3 O processo de construção coreográfica
3.4 Diferentes abordagens do conteúdo dança
4 O hip-hop como possibilidade de ensino nas aulas de Educação Física
4.1 A professora Bianca e a sua relação com a dança
4.2 A Educação Física no projeto da EMEF Neusa Maria Peyneau: planejando práticas pedagógicas para o ano letivo
4.3 Do hip-hop como manifestação cultural à sua (res)significação nas aulas de Educação Física
4.4 A culminância: o hip-hop na festa junina
5 Do resgate de brincadeiras à construção de brinquedos: reciclando materiais e produzindo novas experiências
5.1 Brincadeiras populares: entre as memórias da professora e as práticas dos alunos
5.2 Projeto Reciclagem: articulação entre diferentes componentes curriculares
6 O registro iconográfico como possibilidade de leitura da prática e dos movimentos da ginástica nas aulas de Educação Física
6.1 Da parceria à motivação
6.2 Desenvolvimento motor e consciência corporal
6.3 A produção das vivências
7 A importância dos processos formativos na (res)significação da prática: uma experiência com a ginástica geral
7.1 Da formação para o ensino
7.2 As maneiras de ensinar ginástica
7.3 Exercitando o processo criativo
7.4 Apontamentos finais
8 Olimpíadas na escola: mobilizando a comunidade escolar
8.1 Da sua formação inicial ao modo como pensa a Educação Física no cotidiano escolar
8.2 Rumo à construção de um projeto interdisciplinar
8.3 A escola no evento
8.4 Elaboração e votação das mascotes
8.5 Preparação para a abertura
8.6 Que comecem os Jogos Olímpicos!
8.7 O encerramento e a reflexão
9 Conteúdos adaptados: a relação comigo e com o outro
9.1 A prática pedagógica articulada a projetos: tematizando as aulas de Educação Física
9.2 Inserção da temática com brincadeiras: reconhecendo a si mesmo e ao outro
9.3 Inserção de jogos: (re)adaptando regras
9.4 Quadrilha inclusiva: finalização do projeto
9.5 Os valores foram aprendidos?
10 A releitura do futebol no projeto esporte humanizado
10.1 Das lembranças à justificativa: por um esporte humanizado
10.1.1 Encorpando a justificativa: entre aspectos históricos, sociais e fisiológicos
10.2 Do esporte humanizado à humanização do esporte na escola
10.3 Esporte humanizado
10.4 Considerações finais
11 Paz nas escolas: possibilidades de ensino na Educação Física a partir de temas transversais
11.1 Escola que protege: a potencialidade da Educação Física no enfrentamento da violência escolar
11.2 Entrevistas com os alunos e mural com fotos: instrumentos metodológicos motivadores
11.3 Do Jogo da paz à construção de brinquedos: coletividade e respeito nas aulas de Educação Física
11.4 Todos juntos: encerramento do projeto com a dança como conteúdo
11.5 Para além das aulas de Educação Física, um Recreio da paz
11.6 Por meio da avaliação, percebemos se os nossos objetivos foram alcançados?
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