Capítulo 1 “Do ABC para iniciantes nos jogos...” 9
Introdução .......................................................................................10
Modelo de Aprendizagem Implícita por meio do Jogo (MAIJ)......14
Estrutura e construção ............................................................14
Sistematização dos jogos esportivos ......................................15
Objetivos e conteúdos dos níveis gerais progressivos ...........20
Elementos táticos ...................................................................22
Elementos coordenativos .......................................................24
Elementos das habilidades técnicas .......................................25
Filosofia metodológica básica dos níveis gerais progressivos ...............................................28
Primeira regra: “Do geral para o específico” .........................30
Segunda regra: “Do jogar para o jogar e exercitar” ...............34
Terceira regra: “Da aprendizagem implícita para a aprendizagem explícita” ...........................39
Resumo ...........................................................................................45
capítulo 2 “... para ser hábil com as mãos e com a raquete” 47
Introdução .......................................................................................48
Conceitos na área de jogos de rede e raquete .................................50
Definições e divisões .............................................................50
Objetivos e conteúdos............................................................51
Sequência de regras metodológicas básicas ..........................55
Escola da Bola para jogos de rede e raquete: objetivos, conteúdos e método.................57
Jogos de rede e raquete orientados para as situações de jogo: elementos táticos..........................58
Jogos de rede e raquete orientados para as capacidades: elementos coordenativos..............62
Jogos de rede e raquete orientados para as habilidades: elementos técnicos ................................65
Resumo ...........................................................................................67
Capítulo 3 Jogos de rede e raquete orientados para as situações de jogo 69
Introdução .......................................................................................70
Simbologia dos desenhos e formas de apresentação ......................73
Coleção de jogos ............................................................................76
Criar superioridade numérica ................................................76
Jogar coletivamente ...............................................................84
Acertar o alvo ........................................................................90
Transportar a bola para o objetivo .........................................95
Reconhecer espaços...............................................................97
Capítulo 4 Jogos de rede e raquete orientados para as capacidades 105
Introdução .....................................................................................106
Simbologia dos desenhos e formas de apresentação ....................107
Coleção de exercícios ..................................................................109
Pressão de precisão..............................................................109
Pressão de complexidade..................................................... 114
Pressão de organização ........................................................ 119
Pressão de variabilidade ......................................................124
Pressão de tempo .................................................................129
Pressão de carga...................................................................132
Capítulo 5 Jogos de rede e raquete orientados para as habilidades 135
Introdução .....................................................................................136
Coleção de exercícios...................................................................137
Determinar o momento da rebatida .....................................137
Determinar o percurso e o tempo da bola ...........................141
Controle dos ângulos ...........................................................144
Controle da força .................................................................148
Estar preparado ....................................................................152
Manter os olhos na bola.......................................................156
Antecipar a direção e a distância do passe...........................160
Observar os deslocamentos..................................................164
Antecipar a posição defensiva .............................................166
Anexos 167 Escola da Bola de Heidelberg: a Instituição .................................168
Materiais para rebater ...................................................................170 Referências....................................................................................172 Agradecimentos............................................................................180