Abrir-se à escuta das vozes infantis (Adriana Friedmann - organizadora)
Como o próprio título deixa claro, este livro busca promover a escuta das vozes infantis, e aqui se coloca em foco como empreender tal escuta no âmbito escolar. Isso só é possível quando se parte do pressuposto de que bebês e crianças têm o que dizer, e de que, mesmo aqueles que ainda não são capazes de se expressar por palavras, “falam” – e muito – por meio da linguagem não verbal. Com base em três blocos temáticos, a saber: 1. Diversidade de realidades e vozes infantis; 2. Escutar adultos para escutar crianças; 3. O que aprendemos com as crianças, a obra não apenas conta o que dizem essas vozes infantis, como também revela o que elas ensinam aos professores e às professoras curiosos por escutá-las e que as valorizam e respeitam. É, acima de tudo, a manifestação de um compromisso de abrir-se às vozes infantis e compreendê-las, de modo a garantir, mediante o diálogo, a escuta e a Educação, o protagonismo das crianças em cada ação e seu pleno desenvolvimento.
- Livro digital: Não disponível
Número de páginas: 320
ISBN: 978-65-88868-30-0
Formato: 16x23x2.0(largura x comprimento x altura)
Peso: 0,700 gr
Ano: 2023
Edição: 1
Organizadora:
Adriana Friedmann Doutora em Antropologia, mestra em Educação e Pedagoga. Especialista, docente, palestrante, pesquisadora e consultora nas temáticas da infância, das crianças e suas linguagens expressivas. Coordenadora e docente do curso de pós-graduação A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias. Criadora e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento (Nepsid) e do Mapa da Infância Brasileira. Cofundadora da Aliança pela Infância e do Coletivo A vez e a voz das crianças. Autora de livros e artigos na área, entre eles: A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias, Linguagens e culturas infantis, O desenvolvimento da criança através do brincar e A arte de brinca