Sumário
1
Treinamento Esportivo: Diferenciação entre Adultos e Crianças e Adolescentes
Desempenho Esportivo
Bases para Análise de Modalidades Esportivas
Periodização Esportiva
Considerações Finais
Referências
2
Características de Crescimento e Desenvolvimento
Desenvolvimento durante a Terceira Infância e Adolescência
Crescimento, Proporcionalidade Corporal e Desempenho Motor de Meninos e Meninas na Terceira Infância e Adolescência
Desenvolvimento Motor durante a Terceira Infância e Adolescência
Considerações sobre o Desenvolvimento Pubertário
Considerações Finais
Referências
3
Fisiologia do Exercício: Crianças e Adolescentes
Ajustando ao Tamanho: Entendendo os Princípios da Alometria
Criança e Movimento: Levantamentos sobre o Tempo e a Intensidade das Atividades
Exercício Aeróbio
Exercício Anaeróbio
Exercício Intermitente de Alta Intensidade
Força
Referências
4
Adaptações Neuromusculares ao Treinamento Físico
Adaptações Agudas
Adaptações Crônicas
Referências
5
Respostas Endócrinas Aplicadas ao Exercício Físico Agudo e Crônico na Infância e na Adolescência
Introdução
Hormônio de Crescimento
Hormônio Antidiurético
Hormônios Tireoidianos
Cortisol
Estrogênios
Testosterona
Razão Testosterona Cortisol (T:C)
Catecolaminas e Glucagon
Insulina
Leptina
Referências
6
Nutrição Aplicada ao Treinamento Esportivo de Crianças e Adolescentes
Os Nutrientes
Características Nutricionais de Jovens Atletas
Hidratação e sua Relação com o Rendimento
Avaliação do Estado Nutricional
Distúrbios Comportamentais Relacionados à Alimentação
Referências
7
A Estruturação da Prática na Aprendizagem Motora: uma Análise das Pesquisas com Tarefas do Mundo Real
Efeitos de Diferentes Estruturas de Prática na Aquisição de Habilidades Motoras
Considerações Finais: Variabilidade... nem tanto
Referências
8
Uma Visão Macroscópica da Influência das Capacidades Motoras no Desempenho Esportivo
Capacidades Motoras e Desempenho Esportivo
Habilidades Motoras Esportivas Abertas
Habilidades Motoras Esportivas Fechadas
Treinabilidade das Capacidades Coordenativas
Treinabilidade das Capacidades Condicionais
Considerações Finais
Referências
9
Os Jogos como Instrumento de Aprendizagem e Formação Esportiva de Crianças e Adolescentes
Os Jogos na Motivação da Aprendizagem Esportiva
Jogo como Fator Significativo na Aprendizagem
Aspectos Pedagógicos dos Jogos
Fatores Socio afetivos
Fatores Cognitivos
Fatores Psicomotores
Considerações Finais
Referências
10
Avaliação Cineantropométrica
Cineantropometria Morfológica
Componentes Corporais e Saúde
Componentes Corporais e Performance
Formas de Estimativa de Componentes Corporais
Curvas de Crescimento
Previsão de Estatura Final
Cineantropometria Funcional
Sugestões para a Interpretação de Testes
Referências
11
A Utilização da Estatística no Treinamento em Longo Prazo
Aplicação da Estatística em um Programa de Treinamento Esportivo em Longo Prazo
Etapas de um Levantamento Estatístico na Avaliação do Treinamento em Longo Prazo
Conceitos Básicos
Estatística Descritiva
Distribuição Normal
Relação entre Variáveis
Diferenças entre Grupos
Análises Multivariadas
Referências
12
O Talento Esportivo: Reflexões e Perspectivas
Talento
Estudos do Talento Esportivo: uma Abordagem Crítica
Reflexões e Perspectivas
Referências
13
O Fenômeno da Compensação: É Possível Fazer a Detecção e a Seleção de Talentos?
Materiais e Métodos
Resultados e Discussão
Conclusões
Referências
14
Lesão da Criança no Esporte
Incidência das lesões
Lesões mais Comuns na Prática Esportiva
Lesões dos Membros Superiores
Lesões dos Membros Inferiores
Classificação Salter-Harris
Lesões do LCA no Esqueleto Imaturo
Lesões da Coluna Vertebral
Prevenção
Propriocepção Preventiva
Referências
15
Atividades Físicas e Esportivas para Crianças e Adolescentes com Deficiência
Introdução
Crianças e Adolescentes com Deficiência Auditiva
Crianças e Adolescentes com Deficiência Intelectual
Síndrome de Down
Crianças e Adolescentes com Deficiência Visual
Estratégias de Intervenção.
Crianças e Adolescentes com Deficiência Motora
Lesão Medular.
Paralisia Cerebral.
O Esporte para Jovens com Deficiência Física
Considerações Finais
Referências
16
Psicossociologia do Esporte na Infância e Adolescência
Aspectos Psicossociais da Terceira Infância
A Adolescência
Aspectos Sociais: Pais, Técnicos, Amigos, Público e Mídia
Considerações finais
Referências
17
Aspectos Sociais do Desenvolvimento e da Aprendizagem em Crianças e Adolescentes: Notas Críticas para uma Prática Educativa
Desenvolvimento Humano em Sociedade.
Aprendizagem na Sociedade
Rápida História do Enfraquecimento do “Eu” na Sociedade Moderna
O “Eu” Enfraquecido na Educação Escolar e na Iniciação Esportiva
Crianças e Adolescentes: Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem
Piaget e a Gênese do Conhecer
Desenvolvimento e Aprendizagem como Processos Histórico-Culturais: a Contribuição de Vygotsky.
A Psicologia Cognitivo-Comportamental e o Mergulho do Conhecimento na História
A Prática, ou como Levar o Indivíduo ao Desenvolvimento?
O Caráter Educativo
Conclusões
Referências
Índice