Sumário
Ao leitor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19
Parte 1 — Metodologia da Aprendizagem e Iniciação à Prática do Futsal . . . . . . . . . . . . . . 21
Capítulo 1 — O Lúdico como Metodologia de Ensino para Crianças na Iniciação do Futsal. . . . . . . . . . . . . . . . 23
O Futsal 24
A Criança 25
Metodologia de Ensino 29
O Complexo Trabalho do Professor 32
A Importância das Brincadeiras e dos Jogos . . . . . . . . . . . . .34
Conclusão 36
Referências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .37
Capítulo 2 — A Especialização Precoce no Futsal Interfere Negativamente no Desenvolvimento Geral da Criança. . . . . . 39
As Competições Infantis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .40
Especialização Precoce 40
Aspectos Motores 41
Aspectos Físicos e Fisiológicos 44
Aspectos Psicológicos e Sociais . . . . . . . . . . . . . . . . . . .47
Conclusão 48 Referências 50
Parte 2 — Os Fundamentos Técnicos e Táticos na Prática do Futsal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51 Capítulo 3 — O Passe: Principal Fundamento Técnico na Pratica do Futsal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53
Conceito de Passe 53
Tipos de Passe no Futsal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .54
A Recepção do Passe no Futsal 54
Conclusão 55
Referências 56
Capítulo 4 — A Importância da Tática na Prática do Futsal. 57
A Tática no Futsal 58
Fatores que Compõem a Tática . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .58
O Aprendizado Tático 60
A Capacidade Tática 60
O Treinamento Tático 63
A Tática e os Sistemas 65
Sistema Defensivo 67
Sistema Ofensivo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .74
Movimentações Básicas 83
Situações que Influem na Tática de Jogo . . . . . . . . . . . . . . . . .86
Conclusão 86
Referências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .88
Capítulo 5 — A Eficiência do Sistema de Ataque Quatro em Linha no Futsal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 89
Futsal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .90
As Posições de Jogo 90
Os Sistemas de Jogo 91
O Ataque 91 As
Raízes Históricas do Sistema Quatro em Linha 93
O Sistema de Ataque Quatro em Linha 94
Os Objetivos 94 Quando Utilizar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .94
O Que é Necessário para Utilizá-lo 95
Os Pontos Positivos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .95
Os Pontos Negativos 96
Formas Combinadas 96
O Sistema de Ataque Quatro em Linha e a Vantagem Numérica 96
Conclusão 98 Referências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .99
Parte 3 — O Goleiro no Futsal . . . . . . . . . . . . 101
Capítulo 6 — As Mudanças nas Regras do Futsal nos Últimos 20 Anos que Interferem na Ação do Goleiro. . . . .103
O Retrospecto Histórico do Futsal . . . . . . . . . . . . . . . . . 104
As Mudanças nas Regras do Futsal com Relação ao Goleiro 106
Conclusão 108
Referências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 109
Capítulo 7 — O Treinamento da Velocidade de Reação para Goleiros de Futsal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 111
O Futsal 112 O Goleiro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 112
As Funções do Goleiro. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .112
A Velocidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 113
Os Fatores Influenciadores da Velocidade de Reação 115
O Aperfeiçoamento da Velocidade de Reação 115
O Período Latente e o Tempo de Reação . . . . . . . . . . . . . . . . 116
A Importância da Visão Periférica no Futsal . . . . . . . . . . . . . . 121
O Treinamento para Desenvolver a Velocidade de Reação em Goleiros no Futsal 122
Os Testes de Controle da Velocidade de Reação . . . . . . . . . . . . 124
Conclusão 125
Referências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 126
Parte 4 — A Psicologia na Prática do Futsal: Iniciação e Alto Rendimento . . . . . . . . . . . . . . 129 Capítulo 8 — O Técnico como Mediador nas Inter-Relações de Pais e Filhos na Prática do Futsal. . . . . . . . . . . . . . . .131
A Influência dos Pais Sobre as Crianças . . . . . . . . . . . . . . 133
A Competição e a Cooperação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 134
O Esporte no Desenvolvimento da Criança 134 Esporte e Lazer 136
A Pedagogia da Técnica Profissional 137
A Qualidade de Vida . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 138
Pesquisa de Campo 139
Resultados 140
Análise dos Resultados 141
Análise dos Resultados 144
Análise dos Resultados 146
Conclusão 148
Referências 150 Capítulo 9 — As Variáveis Psicológicas que Influenciam no Rendimento do Atleta de Futsal de Alto Nível . . . . . . . . 153
As Características Gerais do Futsal 154
As Características Básicas do Jogo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 154
As Condições Básicas para o Atleta 154
O Perfil Ideal para a Equipe 154
Os Critérios para Formação da Equipe Base . . . . . . . . . . . . . . 155
A Ordem dos Gols 155
O Futsal de Alto Nível . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155
A Motivação 157 A Concentração . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 158
O Fator Emocional 159
A Coesão do Grupo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 161
O Estresse . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 162
A Psicologia 163
Conclusão 165
Referências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 166