Docentes de Educação Infantil: Luthiers do futuro (Ángeles Abelleira e Isabel Abelleira)
Docentes da Educação Infantil: luthiers do futuro é o terceiro volume da trilogia InovArte Educação Infantil. Se, no primeiro, Os fios da infância, as autoras estabeleceram as vinte constantes que devem estar presentes em toda prática educativa infantil, e, no segundo, O pulsar do cotidiano de uma escola da infância, os dez eixos temáticos a ser abordados nessa etapa, o foco agora está na docência, em como ser e estar na escola num momento tão complexo como o atual, em que as dificuldades derivadas dos hábitos ou das tendências imperantes se somam às consequências da crise econômica e social que impacta tanto na vida das crianças. Partindo da comparação entre a docência e o ofício dos luthiers, as autoras se aproximam de questões como as concepções e os princípios educativos, a didática, a diversidade, a formação de professores, as atividades e a satisfação profissional. Assim como os luthiers, elas afirmam que a ação mais crucial no fazer profissional é “colocar a alma” (no caso dos luthiers, a colocação final de uma minúscula peça que conecta a parte inferior com a superior do instrumento, cuja falta produz um som oco, disperso e desordenado). Enquanto os luthiers constroem, afinam, avaliam e reparam instrumentos, as irmãs Abelleira analisam as polarizações pedagógicas e didáticas vividas nas últimas décadas, delineando o espaço que existe entre o tudo vale e o nada está bom; entre a idealização romântica e a realidade nua e crua; entre a utopia frustrante e a distopia real; entre a liberdade de cátedra e o totalitarismo metodológico; entre a tirania do ativismo e as algemas do laissez-faire; entre a beatice pedagógica e o agnosticismo experiencial; entre o absolutismo discente e a ditadura docente; entre a condescendência emocional e a assepsia acadêmica; entre a aculturação elitista e a banalização festiva; entre adiantar acontecimentos e retardar tempos; entre a sacralização dos dispositivos e o anacoretismo tecnológico; entre a rigidez programática e o espontaneísmo perpétuo; entre a falta de limites e a saturação de regras; entre o pessimismo coletivo e o heroísmo presunçoso; entre a diferença niveladora e a igualdade segregadora; entre fundamentalismos extemporâneos e anacronismos presentes. Um livro necessário para aqueles que desejam conhec
- Livro digital: Não disponível
Número de Páginas: 344
ISBN: 9786588868379
Formato: 16x23x2,1 cm
Peso: 610 Gramas
Ano: 2024
Edição: 1ª
Autoras:
As autoras Ángeles e Isabel Abelleira Bardanca são duas irmãs e professoras de Educação Infantil que, desde 2010, compartilham o seu trabalho em escolas públicas galegas no blog InnovArte Educação Infantil. Elas foram agraciadas com diversos prêmios de inovação educacional em nível autônomo (2001-2003); com o “Prêmio Mestre Mateo” (2011), por suas contribuições educacionais no campo audiovisual; com o “Prêmio Francisco Giner de los Ríos”, pela melhoria da qualidade educativa (2012). Foram selecionadas para representar a Espanha no ciclo de 3 a 6 anos da I Red Iberoamericana de Innovación Educativa en Educación Infantil (2014); e foram finalistas regionais para o “Prêmio Acción Magistral” (2015), promovido pela Fundación de Ayuda contra la Drogadicción (FAD). Em 2016, receberam o “Prêmio Marta Mata de Pedagogia” pelo livro Os fios da infância, que foi publicado em catalão, espanhol, galego e português brasileiro, a exemplo do livro O pulsar do cotidiano de uma escola da infância. As irmãs Abelleira desempenharam funções na administração educacional relacionadas à formação contínua, à organização e inovação educacional, e à direção de centros escolares. Colaboram regularmente em atividades de formação de professores, assim como em projetos editoriais e em revistas especializadas em Educação Infantil, tanto na Espanha quanto no Brasil, totalizando mais de meio século de publicações