O livro investiga o itinerário biográfico do famoso pedagogo reggiano Loris Malaguzzi, com o qual Alfredo Hoyuelos desenvolveu uma amizade profunda, cheia de afeto e inspiradora desta biografia pedagógica, que transmite a força do pensamento de Malaguzzi e nos dá a conhecer a sua linha pedagógica, bem como os fundamentos e a realidade pulsante das escolas de Educação Infantil. A obra percorre cronologicamente a infância e a juventude de Malaguzzi; suas primeiras experiências pedagógicas após a Libertação e após o nascimento das escolas autogerenciadas; seu início nas escolas municipais da infância; a consolidação de importantes projetos educacionais; a concepção das exposições de trabalhos das crianças que se tornaram verdadeiros paradigmas de seu conceito de infância e de educação. Mostra, em particular, sua tenacidade intelectual na consolidação de uma experiência educacional, a de Reggio Emilia, rigorosa, cheia de imaginação e de criatividade: uma experiência que sonha e cria novas oportunidades com base na cultura da infância – mas “uma cultura da infância não esmagada pelos programas nem pela cultura adulta, que costuma ser considerada verdadeira”
- Livro digital: Não disponível
Número de páginas: 440
ISBN: 978-65-88868-35-5
Formato: 14x21x2.7 (largura x comprimento x altura)
Peso: 0,600 gr
Ano: 2023
Edição: 1
Autor
Alfredo Hoyuelos
Especialista em Formação de Professores de Educação Geral Básica pela Escuela Universitaria de Magisterio Huarte de San Juan, em Pamplona, Espanha (1985).
Licenciatura em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Pública de Navarra, Espanha (1993).
Em 2001, com sua tese de doutorado intitulada El pensamiento y obra pedagogica de Loris Malaguzzi y su repercusion en la educacion infantil, obteve o grau de Doutor Europeu em Filosofia e Ciências da Educação. A tese foi realizada mediante um convênio de colaboração com Reggio Children e a Prefeitura de Reggio Emilia, na Itália.
Entre outros importantes prêmios, recebeu o primeiro Prêmio Loris Malaguzzi, concedido em 2004 pela Associação Internacional Amigos de Reggio Children.
Autor de diversos livros, artigos e conferências sobre educação e pedagogia.